Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Goioerê foi o palco da CODIC – Conferência Distrital de Interact Clubs, nos dias 28 e 29 de junho, no Colégio Ribeiro de Campos e na Casa da Amizade do Rotary Club de Goioerê.
Segundo o Representante Distrital de Interact Clubs (RDI) 2024-25, Leonardo Amaro, o tema foi “Fábrica de Saudades”. A organização levou em conta que “o Interact é uma daquelas experiências que passam rápido, mas deixam marcas profundas. A engrenagem do tempo não para, gerações se despedem, memórias desaparecem, e as pessoas seguem caminhos diferentes”.
Vibrante e cheio de energia, a CODIC teve a participação de mais de 130 jovens de 17 clubes. Assume neste ano rotário como RDI Ana Clara Zanchett, do Interact Club de Rondon.
Geovanna Tomazi Franco, 18 anos, fez o intercambio de longa duração no Peru, durante 11 meses. “Quero agradecer pela oportunidade incrível, foi maravilhoso conhecer essa cultura esplêndida e as pessoas que cuidaram tão bem de mim. Foram momentos de desafios e descobertas, aprendendo a respeitar o diferente”.
Ela morou em Chiclayo, Piura e Iquitos, passou por cinco famílias, conhecendo cada vez mais a cultura e os amigos que fez ao longo do tempo. “As viagens percorrendo o Peru me permitiram conhecer uma culinária maravilhosa, com paisagens naturais, trilhas, montanhas, além de conhecer uma das 7 maravilhas do mundo. Obrigada pelo suporte, foi um ano de crescimento, desafios, amizades e aprendizados que vou levar para vida toda”.
De 04 a 07 de setembro deste ano, Maringá sedia o 48º Instituto Rotary do Brasil, maior evento rotário realizado no país, concentrando associados de todos os cantos do Brasil e do exterior.
Com uma vasta programação, que pode ser conferida no site https://www.institutorotarybrasil.org.br/home-evento, dois Talk Shows estão previstos.
Um no dia 05 de setembro, com a participação de Luiz Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e do prefeito de Maringá, Silvio Barros, sobre o campo, a cidade e o Cooperativismo.
O outro no dia 06 de setembro sobre o tema Educação, com Wilson de Matos Silva, reitor da Unicesumar e Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.
Campo e cidade - Luiz Lourenço, com décadas de experiência à frente de uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, traz a visão do campo: a força da produção, a importância da cooperação entre agricultores, o impacto social e econômico do cooperativismo rural.
Silvio Barros, por sua vez, é referência nacional e internacional em sustentabilidade urbana e atuou em diversos projetos e missões internacionais que consolidaram sua trajetória nesse campo. Sua visão e experiência contribuirão para a perspectiva da cidade, mostrando que políticas públicas e planejamento urbano podem dialogar com a produção rural para construir cidades mais integradas.
Educação – A presença de dois líderes com visões amplas e complementares — um do setor educacional brasileiro e outro do Rotary em nível internacional — traz ao Instituto uma abordagem sólida sobre como a educação pode transformar realidades. O Rotary, que historicamente investe em alfabetização, bolsas de estudos e formação de lideranças, reforça com esse painel sua vocação educativa.
Holger Knaack, durante seu ano rotário, destacou a importância de se preparar novas gerações para um futuro melhor. Já Wilson de Matos representa um caso de sucesso em educação inovadora, com inclusão e expansão do acesso.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa
Seis candidatos foram pré selecionados, no dia 17 de maio, para concorrer às bolsas de estudo para o Georgia Rotary Student Program (GRSP) e terão que passar por exames de proficiência linguística, análise de currículos e aptidões.
São eles: Beatriz Cardoso Costa (Fisioterapia na Unicesumar, indicada pelo RC de Maringá-Leste), Davi Tazinasso Paixã (Eng. de Software na Unifatecie e Educação Física na Unicesumar, indicado pelo RC de Terra Rica), Jullia Mestriner Soato (Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Belas Artes, indicada pelo Rotary Club de Maringá-Parque do Ingá), Leonardo Gabriel Victor (Engenharia Mecânica na Unicesumar, indicado pelo Rotary Club de Maringá-Cidade Ecológica), Otávio Amaral Avanci (Direito na Unicesumar, indicado pelo Rotary Club de Maringá-Aeroporto) e Thomas Tanabe (Engenharia de Software na Unicesumar, indicado pelo Rotary Club de Maringá-Leste).
Caso sejam escolhidos pelo Comitê do Distrito 4630 e pelos distritos rotários patrocinadores na Geórgia, eles poderão cursar um ano acadêmico na sua área de estudo em uma universidade que participa do programa, além de conviver e vivenciar experiências rotárias com os companheiros americanos, para o período de agosto de 2026 a maio/junho de 2027.
O programa cobre despesas com ensino, alimentação, hospedagem em dormitórios da universidade (ou em residências de rotarianos) e uma concessão em livros.
Foram membros da Comissão de Seleção, realizada no sábado, 17 de maio - além da representante da Subcomissão Distrital de bolsas educacionais Jussara Olivo Rosa Perin - as ex-bolsistas e também membros da subcomissão Lucila Segantini e Monia Azevedo.
A Comissão de Seleção contou com a ajuda das rotarianas Elizabel Brunetta e Alika Nakashima do Rotary Club de Maringá-Parque do Ingá e Helena Silvestre do Rotary Club de Maringá-Cidade Ecológica.
Logo após a pré seleção de candidatos para o ano 2026-27, as aprovadas para o ano acadêmico 2025-26 Milena G. Donatão, Luana A dos Santos e Daniela Bergamo fizeram suas apresentações, da forma como farão nos EUA. Elas partirão neste mês de junho.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa
No dia 08 de junho, domingo, Maringá recebeu a visita da princesa Kako de Akishino, integrante da família imperial japonesa, em cerimônia restrita realizada na ACEMA – Associação Cultural e Esportiva de Maringá, entidade representativa nipo-brasileira.
Atendendo às orientações da Polícia Federal, não foi permitido fotografá-la. O Distrito 4630, anfitrião do 48º Instituto Rotary do Brasil Maringá 2025, esteve presente, sendo representado pelo governador distrital Celso Miyamoto e sua esposa, a rotariana Luciana Murara, além de Catarina Watanabe, associada do Rotary Club de Maringá-Kakogawa.
Maringá tem forte influência do Japão em sua história, abrigando, por exemplo, o Parque do Japão, dedicado à cultura japonesa. O espaço conta com um complexo que exibe diferentes formas de expressão da cultura oriental, incluindo jardins, paisagismo e espaços para atividades culturais e esportivas.
Na cidade paranaense, existe a Avenida Kakogawa, enquanto que no Japão há uma avenida que leva o nome de Maringá, com uma réplica da Catedral Metropolitana.
Como parte das celebrações pelos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, a princesa Kako desembarcou na quinta-feira, 05 de junho, no Brasil, para uma visita oficial de dez dias. A viagem, realizada a convite do governo brasileiro, inclui passagens por importantes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Rolândia e Campinas.
A visita de Kako reforça os laços históricos e culturais entre os dois países, que formalizaram relações diplomáticas em 5 de novembro de 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. No Brasil, vivem mais de dois milhões de descendentes de japoneses — a maior comunidade nipônica fora do Japão.
Projeto de Subsído Global – O Rotary Club de Cianorte em parceria com o parceiro internacional, Rotary Club de Tochigui, do Distrito 2550, do Japão, beneficiou a Santa Casa de Cianorte, com o investimento de US$ 30 mil na compra de equipamentos de hemodiálise. A entrega aconteceu na sexta-feira, 13 de junho.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa
É com grande alegria que celebramos a renovação do contrato do Supermercado Ceolim, de Luiziana, como Empresa Cidadã, reafirmando seu compromisso com a transformação social e o fortalecimento da comunidade.
Parceiro do Rotary por meio do Programa de Responsabilidade Social da ABTRF (Associação Brasileira da The Rotary Foundation), o Supermercado Ceolim mostra que acredita no poder do investimento social responsável, apoiando causas que impactam vidas de forma concreta e duradoura.
“Ser uma Empresa Cidadã é uma escolha consciente por um futuro melhor, todos os empresários deveriam colaborar com ações e projetos sociais”, fala a proprietária Elisete Ceolim Braganholo.
A empresa possui 15 funcionários e tem 26 anos de história.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.